domingo, 6 de novembro de 2011

:O prazer de correr:

Hoje, o post será de comemoração!
[Aviso, o post é grande,tenha paciência!]





Acordo no sábado decidida a tentar alcançar os 6km de corrida. Tempo fresco, sol ligeiramente coberto entre nuvens, vai ter que dá, vai ter que dá!
Corre o dia, as horas passam e com ele o pensamento: Acho que vou deixar para amanhã!Afinal, o sol começou a ficar forte, acho que não vai ser legal!

Enrolo o tempo assistindo TV, num momento de ''esperteza" invento de vestir a roupa de corrida para 'tentar' correr assim que o sol abaixar. Me visto, prendo os cabelos, volto pra sala. A preguiça bate. E fica.
O relógio vai marcar 16hr. Existe um compromisso marcado às 18, é agora ou nunca! Penso em desistir mais uma vez, deixar para amanhã. Penso dentro de mim e lembro que se eu me permitir NÃO tentar, naquele instante, chegaria a noite e eu dormiria frustrada, então, em um 'súbito espasmo de segundos', me levanto, calço meu tênis, pego o fone de ouvido, coloco uma música daquelas que levantam até defunto e vou para o circuito. Reforço o nó do cadarço do tênis, pois, não quero parar 1 segundo sequer.
O início do circuito é tranquilo, caminhada rápida até chegar na placa de 1000m. A placa chega e com ela os trotes aumentam e a corrida inicia!

O sol até aí, está coberto entre nuvens, o vento bate na pele trazendo o frescor necessário para continuar o trajeto. A paisagem antes sem graça, passa a ganhar mais valor aos meus olhos, pasto verde de um lado a outro, montanhas que cercam a vista, mesmo que distantes. Vejo, de longe a placa de 2000m. O pensamento vem: Ufa! Já vou conseguir 1km de corrida. Corro nesse momento contra a luz do sol, até aí tudo tranquilo. Ultrapasso a linha dos 3000m, lembro que o circuito vai até 3500m, faço as contas rapidamente em minha cabeça, conferindo se realmente bastava agora, chegar nessa placa, e voltar todo o percurso correndo que alcançaria os 6km. Cálculo feito e conferido em minha mente, faço o retorno e suspiro dando graças a Deus que até ali, foram 2,5km percorridos. Pronto, para acabar, basta correr o dobro desse trajeto +1km que você havia caminhado anteriormente. O dobro? Bate um certo desespero, que já estando cansada teria que fazer o dobro daquilo +1! Insisto, agora encaro o sol que exatamente nesse momento parece começar a sair de entre as nuvens.

Engulo seco, suspiro e penso: Agora não vai dar, vou completar 3km de corrida e vou parar! Alcanço essa meta, mas resolvo insistir, afinal já foram 3 km então por que não tentar +1? Ignoro os transeuntes e os motoristas que passam de carro e vêem minha expressão de cansada. Consigo a meta dos 4km. Reduzo ligeiramente o ritmo, mas não paro a corrida, preciso pensar. Quem consegue 4, consegue 5km,certo? Afinal, não ficará tão feito quando eu dizer que por causa de 1km não consegui completar minha meta... Acelero o passo mais uma vez, enfrento o sol de frente e o vento, antes meu amigo, parece ter me dado as costas no momento que mais precisava dele, mas tudo bem, não vou desistir!

Vejo ainda distante a placa que me trará a certeza de ter conseguido ao menos, os 5km! Começo ficar feliz ao vê-la. Mas no fundo, meu orgulho começa a ferir, e grita dentro de mim: "Poxa, por 1000m você não vai completar os 6km que planejou pra hoje?". Por sorte, a próxima música que está me acompanhando desde o início do percurso é ainda mais animada do que qualquer outra, a placa dos 5km está mais próxima ainda do que antes. E ela chega. Com ela e a música, a força necessária para continuar os 1000m seguintes. Nesse trecho, há mais pessoas que em outra parte. Algumas tentam me fazer desviar a atenção. Nessa hora sinto meu rosto queimar, imagino que devo estar vermelha feito um pimentão. Acaricio o rosto, retirando o excesso de suor que escorre, reforço a amarração dos cabelos e continuo a todo pique. Estou quase chegando! Uma alegria, ainda tímida começa a invadir o meu coração.

Avisto neste momento a linha de chegada. Tenho vontade de sorrir, mas seguro. As pessoas vão reparar e pensar no que esta louca vermelha feito um pimentão está pensando para rir desse jeito? Mas é fato que estou sorrindo dentro de mim. A chegada está mais próxima, a cada passo! Penso que bem que podia haver uma FAIXA vermelha escrito em branco: FIM, VOCÊ CONSEGUIU de um lado a outro, poderia haver fogos de artifício para me ajudar na comemoração, mas não! Não há. E nem precisa, faltam 30 passos e eu já estou tomada de uma alegria em meu interior que jamais alguém poderá sentir! Começo a fazer contagem regressiva dos passos, o coração acelera ainda mais... 10, 9, 8...

Não acredito, eu vou conseguir!: 3...2... e ...
Consegui!!!!
Reduzo ligeiramente o ritmo, minhas pernas tremem por sentir a diferença da velocidade. Não aguento e começo a sorrir, feito uma boba e no meio da rua! A respiração nesse momento, mais aliviada. O prazer da conquista me consome! Agradeço a Deus, entre a respiração ofegante e o sorriso que insiste em tomar os meus lábios.

Chego em casa, tiro o tênis. Me dou uns minutos antes de cair no chuveiro. Olho no espelho e entendo o por quê àquelas pessoas terem me olhado com aquela cara de: " Eita, ferro!!!"Agradeço a Deus mais uma vez e mais uma vez... Tiro aquela roupa suada, mas meu pensamento já está na orla de camburi, já consigo me imaginar correndo lá! Tomo banho, troco de roupa mais uma vez, vou para o meu compromisso das 18h com o sentimento de dia vencido!

Isso foi ontem. O que tenho para hoje?
Domingo gostoso, temperatura amena com os pássaros cantando em minha janela...
Assim que terminar esse post, vou me arrumar para voltar para o circuito, meu plano inicial é caminhar. Talvez eu não corra hoje, mas quero reviver cada centímetro que vivi ontem e já começo a planejar como será romper os 7km.

Hoje, mais um dia. . .


4 comentários:

  1. Boom Diiiaa!

    Quanta animação hein? Mas tbm pudera, toda essa maratona mental, pra vencer a si mesma e percorrer todo o percurso, é pra deixar qualquer uma vitoriosa! Correr é mara!!

    Vou começar a visitar seu blog todos os dias pra 'me inspirar' um pouquinho!!

    Beijinhos flor, e um ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  2. Amiga o post é grande mais vc escreve mto bem..além do mais é muito bom ver vc se superando ...vc está de parabéns!!Adoru vir no seu cantinhu e ver seus progressos isso me dá muita motivação!!Super Bjo♥

    ResponderExcluir
  3. correr é muito bom mesmo ...antes eu não consegui ...dpois de ter eliminado meus 25 kg ..consegui .um pouco mais ...ja consigo correr 1 minuto direto ...uhuuuu ...kkkkk
    eu sei ainda é pouco ..mas ja é um começo ...eu caminho 4 min e corro 1 ..nosssa ajuda muito heim ...

    obrigada pelo seu lindo comentario ...bjs flor

    ResponderExcluir
  4. revirando o seu blog,achei esse post e me emocionei com ele,vc escreve muito bem e pude sentir as suas emoções em cada palavra,e no momento da chegada não resisti...é lindo demais tive que comentar
    adoro visitar seu blog !!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!!!
Momô#LLL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...